Palavra da Presidente

Novembro chega trazendo mais uma vez a cor azul, escolhida por ser a bandeira da Organização das Nações Unidas e que representa a necessidade de ampliar a atenção e conscientização a respeito do diabetes, uma doença epidêmica diante dos números globais impactantes: 425 milhões de pessoas em todo o mundo, mais de um milhão são crianças e adolescentes com o diabetes tipo 1. No Brasil, o número estimado é de 14,5 milhões de pessoas e quase a metade desconhece o diagnóstico.

A campanha mundial, organizada pela International Diabetes Federation (IDF), mantém o mote em 2019 - “Família e Diabetes”, para destacar o importante papel dos familiares na prevenção e controle da doença. A Diretoria da SBD 2018-2019 e o Departamento de Diabetes da SBEM adicionaram como subtema o foco em Complicações do Diabetes – Como a família pode ajudar? É preciso conscientizar sobre os danos causados pela Retinopatia, Neuropatia e Doença Renal, além das chamadas complicações macrovasculares (infartos, acidente vascular cerebral – derrame, insuficiência cardíaca, amputações), a partir da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado. A exemplo de anos anteriores e reforçado em 2019, a SBD e SBEM seguem engajadas visando maximizar as ações e a divulgação.

Novembro Diabetes Azul faz parte, finalmente, do Calendário de Eventos do Ministério da Saúde. Isso ocorreu graças à ação de Advocacy da SBD, juntamente com a ANAD-FENAD e ADJ Brasil, em 2018. Em 2019, outras ações de Advocacy foram vitoriosas como a Incorporação de Insulinas de Ação Prolongada, Aprovação do Protocolo de Diabetes Tipo 1 e a Lei 6.745/2013 de Política Nacional de Diabetes e de Assistência Integral à Saúde da Pessoa com Diabetes no âmbito do SUS. Assim, é fundamental mostrar a força que todos nós temos e consolidarmos o Novembro Diabetes Azul! A Campanha seguirá envolvida em três pilares: Ação política através da Pacto Consultoria, assessoria parlamentar da SBD; Visibilidade e Práticas educativas com a comunidade durante todo o mês de Novembro:

Ação política:

- Sessão Solene no Senado Federal: 1º de Novembro, às 14h00, presidida pelo Senador Jorge Kajuru e com a participação da Frente Parlamentar Mista pela Causa do Diabetes.

Visibilidade:

TOUR AZUL - caminhada, corrida e ou pedal nos estados.

Práticas educativas com a comunidade: orientação alimentar, rastreamento segundo o risco, exames de glicose, fundo de olho e dos pés para detectar risco de ulceração, dentre outras atividades.

Convidamos todos a participarem desse momento de conscientização: associados da SBD e SBEM, profissionais de saúde, familiares, amigos, cuidadores. Afinal, a Campanha Para Sobreviver apontou que 87% da população brasileira conhece alguém com diabetes. Educação é fundamental para Apoiar estratégias que podem Transformar a vida das pessoas com Diabetes no Brasil!

Vamos em frente!

Contato

Realização

Apoio